Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2018

Vídeo sobre: Mitose e Meiose

https://youtu.be/fvRlREWvBaM

Linha do tempo:

Linha do tempo: 1665(xvII) Robert Hoore:  (Primeiro microscópio celular de cortiça) 1833(xIx) Robert Browh: (Observar o núcleo da terra) 1839  Schleiden e Schwann: Teoria celular: (Todo ser vivo é formado por células). 1858 Virchow: (Toda célula origina-se de outra célula pré-existente, organelas) Séc XX: (Microscópio ópteco)  1931: (Microscópio eletrônico)

Citologia:

A Citologia ou Biologia Celular é o ramo da Biologia que estuda as células. A palavra citologia deriva do grego  kytos , célula e  logos , estudo. A citologia foca-se no estudo das células, abrangendo a sua estrutura e metabolismo. O estabelecimento da Teoria Celular foi possível graças ao desenvolvimento da microscopia. A Teoria Celular: apresenta postulados importantes para o estudo da Citologia: .Todos os seres vivos são constituídos por células; .As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das células.                     

Organelas Citoplasmáticas:

Imagem
Organelas citoplasmáticas: O citoplasma é o interior celular e nele há compartimentos separados entre si por membranas, chamados orgânulos ou organelas. As  organelas citoplasmáticas e ncarregam-se da respiração, de fabricar ou armazenar substâncias etc.

Células eucariontes e procariontes:

Imagem
As células eucariontes:São mais complexas, Essas células possuem membrana nuclear a vários tipos de organelas. Os animais e as plantas, em sua maioria, são constituídos por essas células. As células eucariontes são constituídas por Complexo de Golgi, flagelo, retículo endoplasmático, lisossomo, parede celular, fibras de citoesqueleto, mitocôndria, núcleo, cloroplastos, vacúolos, centríolos, ribossomos e retículo endoplasmático rugoso. As  células procariontes: São células que não possuem núcleo, a carioteca, o DNA dessas células possui um formato anelar e fica disperso pela membrana. Essas células também não possuem Complexo de Golgi, retículo endoplasmático, mitocôndrias e cariomembrana. Os organismos constituídos por essas células são unicelulares

Células animais e células vegetais:

As duas apresentam muitos organoides em comum: mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo golgiense e ribossomos. No entanto, há importantes diferenças: nas plantas com flores, as células não tem centríolos. Os lisossomos são poucos frequentes em células vegetais, sendo encontrados, por exemplo, em sementes. Já nas células animais não se encontram a parede celular, os cloroplastos e os grandes vacúolos. A célula animal e vegetal apresentam formato diferenciado. A célula animal possui formato irregular, enquanto a célula vegetal apresenta uma forma fixa.

Endocitose

É um processo que ocorre nas células e tem por objetivo trazer para o interior dessa estrutura substâncias por meio da invaginação da membrana plástica. Essas invaginações nada mais são que dobras na própria membrana para o interior da célula.

A permeabilidade da membrana plasmática

Exerce um grande controle sobre substâncias que devem entrar ou sair da célula. O fluxo de materiais através da membrana pode envolver ou não dispêndido de energia. Podemos distinguir 2 tipos  fundamentais de transporte:                       -ATIVO                       -PASSIVO Transporte ativo: consumo de energia, membrana plasmática tem caráter seletivo: Ex: Célula Nervosa . A célula gasta energia e necessita de carregadores específicos. Transporte passivo: A célula não gasta energia. Ex: difusão, difusão facilitada e Osmose.