Embriologia 2

Os anexos embrionários são estruturas derivadas dos folhetos germinativos e que, com o desenvolvimento do embrião, se atrofiam ou são expelidos por ocasião do nascimento. São fundamentais para a manutenção da integridade do embrião, garantindo seu desenvolvimento.

Vesícula vitelínica: é o anexo embrionário dos vertebrados, formado a partir da endoderme e da mesoderme, que armazena substâncias nutritivas para o embrião, denominadas vitelo.  (nutrição do embrião)

Âmnio:membrana que, desenvolvendo-se em torno do embrião dos vertebrados superiores, forma o saco ou cavidade amniótica em que está contido o líquido amniótico, o qual se destina a proteger o embrião contra choques e aderências. ( envolve e protege)

Córion:Numa breve analogia a estrutura de um prédio, onde o prédio é o embrião, que precisa de proteção, nutrientes entre outras coisas, o Córion, seria o porteiro. Em aves, répteis e mamíferos, é estrutura (membrana) mais externa em torno do embrião, e nos insetos, é a casca externa do ovo do inseto. ( recobre o embrião e troca gasosa) 

Alantóide:membrana embrionária, formada a partir do intestino posterior, que serve para a respiração e excreção nos embriões de répteis e aves; nos mamíferos constitui parte do cordão umbilical e une-se com o cório para formar a placenta. ( armazena excretas)

Placenta:  um órgão que só existe durante a gestação e tem diversas funções, como aconchegar o bebê dentro do útero, transferir nutrientes e oxigênio do sangue da mãe para o bebê e secretar alguns hormônios fundamentais para esta fase. (proteção e produz hormônio)

Ectoderme: Externa- pelos, unhas etc.

Mesoderme: Meio- músculo, ossos etc.

Endoderme: interna- pulmão, bexiga etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casos especiais de reprodução

Sistema reprodutor feminino