Sistema excretor
Tem a função de eliminar os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo. Assim muitas substâncias que não são aproveitadas no organismo, principalmente as tóxicas, são excretadas do corpo.
A eliminação de substâncias prejudiciais ou que estão em excesso em nosso corpo é chamada de excreção, processo que permite o equilíbrio interno do nosso organismo. Os produtos da excreção são denominados "excretas", que são lançadas das células para o líquido que as banha (líquido intersticial), e daí são passadas para a linfa e para o sangue. Para eliminar essas substâncias, a excreção é realizada através da urina, da respiração e do suor.
Excreção da Urina: As principais substâncias que formam a urina são ureia, ácido úrico e amônia.
A excreção através da urina inicia em um processo realizado pelos rins. Eles funcionam como um filtro que retém as impurezas do sangue e o deixa em condições de circular pelo organismo.
Excreção do Gás Carbônico:
.A excreção do gás carbônico é realizada através dos órgãos do sistema respiratório. A eliminação deste elemento é o produto final do metabolismo dos glicídios (carboidratos ou açúcares) e lipídios (gorduras) no processo de respiração celular.
Excreção do Suor:
A produção de suor não está relacionada ao processo de excreção e sim da regulação de temperatura no organismo.
No entanto através do suor são eliminados sais minerais, como o cloreto de sódio, e água sendo que, devido a sua enorme importância para a célula, ela fica conservada em grande parte no organismo.
Diversos Órgãos desempenham funções importantes para eliminar resíduos químicos que nosso corpo produz como por exemplo os Rins, Ureteres , Uretra, Bexiga urinária, etc.
Fonte: Todamatéria.com
Comentários
Postar um comentário