Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2018

Feira de Ciências

https://youtu.be/DiW3aw63xF4

Vitaminas:

Imagem
Bioquimica celular (vitaminas): São substâncias orgânicas de natureza quimica heterogênea. Atuam como COENZIMAS, ativando enzimas fundamentais no metabolismo dos seres vivos.  Tem função REGULADORA. Cada vitamina tem um papel biológico específico  Tipos de vitaminas: Lipossoluveis: solubilidade em lipidios  Hidrossolúveis: solubilidade em H20 (água) # Vitaminas lipossolúveis: A,D,E,K #vitaminas hidrossolúveis: C e complexo B.

Funções:

Imagem
Função hormonal: Muitos hormônios e nosso organismo são de natureza protéica. Função nutritiva: As proteínas fornecem aminoácidos, que podem ser usados como fonte de energia na respiração celular.  Função enzimática: Sendo moléculas reguladoras de reações biologicas, as enzimas são fundamentais para a vida. Função de defesa: Existem célula no organismo capazes de "reconhecer" a presença de proteinas não- especificas, isto é "estranhas" a eles. Essas proteínas "estranhas" são chamadas de antigenos.  Dependência da temperatura: A temperatura é um dos principais fatores que influenciam na atividade enzimática.  (Todo enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é um enzima).

Proteínas 2:

Ligação entre aminoácidos:  A ligação que se estabelece entre dois aminoácidos é chamado de ligação peptidica.  Estruturas das proteínas:  Como vimos, a molécula protéica é constituída de uma longa sequência de aminoácidos unidos por meio de ligação peptidicas, a sequência dos aminoácidos determina a forma da molécula protéica. Papel biológico das proteínas: No organismo humano existem muitos tipos diferentes de proteínas, que executam as mais diversas funções.  Função estrutural: paticipam sa estrutura das célular e dos tecidos.  Colágeno: proteina de alta resistência, encontrada na pele, nos ossos e nos tendões. Miosina e actina: proteinas contrateis dos músculos, onde participam do mecanismo da contração muscular. Queratina: proteina impermeabilizante encontrada na pele, nos cabelos etc.

Proteínas:

Imagem
Bioquimica celular (proteina): As substâncias orgânicas mais abundantes da matéria viva são ás proteínas- macromoléculas constituidas de unidades menores denominadas aminoácidos. No nosso tubo digestório, as proteinas são digeridas e originam inúmeros aminoácidos livres.  OS Aminoácidos: Os aminoácidos são substâncias orgânicas que contêm sempre um grupo amina (-NG2) e um radical ácido - C=O-OH, com a seguinte fórmula geral: São conhecidos cerca de vinte aminoácidos que rotineiramente participam da estrutura das proteínas.

LIPIDIOS:

Imagem
Bioquímica celular ( lipidios): Os lipidios (do grego lipos: gordura) São moléculas insoluveis em água e solúveis em solventes orgânicos. Desempenham diversos papeis biológicos, conforme o tipo considerado. Os principais grupos de lipidios são glicerídeos, os cerídios e os esteróides. Os lipidios apresentam em sua constituição átomos de carbono (c) Hidrogênio (H) e oxigênio (O). GLICERÍDEOS: As substâncias formadas pela reação entre um ácido orgânico e um alcool são denominados de ésteres. Assim, os glicerideos são ésteres pois formam-da reação entre um ácido graxo e o glicerol (um ripo de álcool).

Carboidratos

CARBOIDRATOS:  Os carboidratos também conhecidos como hidratos de carbono ou glicerídios, são compostos orgânicos geralmente constituído por átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). Normalmente usados como fonte de energia pelos seres vivos os carboidratos podem ser divididos em três grandes grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. MONOSSACARIDEOS:  Galactose: Leite ( papel energético) Frutose: frutas (papel energético) Glicose: Mel e frutas diversas (papel energético) Ribose: RNA- produz proteinas Desoxirribose: DNA- Material genético OLIGOSSACARIDEOS: Sacarose (glicose + frutose) Lactose (glicose + galactose) Maltose (glicose + glicose) POLISSACARIDEOS: Amido (vegetal) - 1400 moléculas de glicose Celulose - 4000 moléculas de glicose Glicogênio (animal) + de 30.000 moléculas de fígado/muscular